As clostridioses são doenças causadas pelas bactérias do gênero Clostridium, que podem estar no solo, água e trato intestinal dos animais, as doenças mais comuns a atacar os rebanhos leiteiros são o tétano, botulismo, gangrena gasosa e o carbúnculo sintomático, sendo todas um risco para a integridade dos animais e também ameaçando a rentabilidade da propriedade.
O que cada uma dessas doenças pode causar?
Muitas vezes, essas doenças são silenciosas e com evolução rápida, levando poucas horas entre o início dos sintomas mais visíveis e a morte do animal.
Botulismo: mais comum em vacas em lactação, o botulismo pode atacar o sistema nervoso, levando à paralisia progressiva.
Tétano: pode se desenvolver por meio de feridas contaminadas, causando rigidez muscular e até a morte em um curto intervalo de tempo.
Gangrena gasosa: é uma rápida infecção em feridas abertas, que também tem alto índice de letalidade.
Carbúnculo sintomático: mais comum em animais jovens, essa doença pode ser letal em até 48h após o surgimento dos primeiros sinais.
Prevenção das clostridioses
As clostridioses estão entre os principais riscos sanitários para rebanhos leiteiros e, por isso, merecem atenção redobrada. A vacinação preventiva, com o suporte técnico-veterinário adequado, é a melhor forma de proteger o rebanho e evitar perdas. Cuide da saúde dos seus animais com planejamento e responsabilidade, um manejo bem feito é a base da produtividade.
Fonte: https://www.fundacaoroge.org.br/blog/clostridioses-em-bovinos