Com a aproximação do verão, é importante que você esteja atento a algumas medidas de manejo para minimizar os efeitos do calor na produção do leite, mantendo resultados positivos no seu negócio. Confira algumas dicas:
- Misture a ração duas vezes ao dia. A mistura menos frequente permite que os alimentos aqueçam no vagão e no cocho, fazendo com que as vacas comam menos – e, quanto menos comerem, menor a produção de leite. Portanto, se tiver área de alimentação externa, o fornecimento de sombra sobre o cocho ajuda a manter as vacas mais frescas e mais propensas a comer durante o dia.
- Com a mudança da temperatura, as vacas tendem a comer a maior parte da ração durante a noite, quando as temperaturas diminuem e as vacas conseguem se resfriar. É importante garantir que os alimentos de qualidade estejam disponíveis quando elas quiserem comer.
- O uso de ventiladores e aspersores pode ajudar as vacas a se refrescarem no curral, nas áreas de alimentação e nas áreas de descanso – evitando que o calor cause estresse no animal, diminuindo a fertilidade, produção de leite e alimentação.
- Certifique-se de que as novilhas no pasto tenham forragem adequada e bastante água fresca e limpa.