Intervenção na cadeia produtiva leiteira: Uma necessidade urgente? 

A crise na cadeia produtiva leiteira é um problema grave que afeta todo o país. No Rio Grande do Sul, a situação é ainda mais preocupante, com a perda de cerca de 50% dos produtores nos últimos dez anos. Diante dessa realidade, os produtores gaúchos reivindicam medidas de apoio ao setor, semelhantes às que já foram adotadas por outros Estados.

As medidas tomadas até agora, tanto em nível federal quanto estadual, resultaram em poucos benefícios, sendo necessário que o governo gaúcho tome medidas mais contundentes, como taxar as empresas que usam produto importado ou identificar quem está usando leite nacional e ajudando a cadeia produtiva.

A inundação das importações, especialmente dos países do Mercosul, contribuiu para agravar a crise. Por isso, começou um movimento para que o governo tome medidas para proteger os produtores nacionais e estimular a indústria local que não importa leite.

A Cooperoeste apoia as reivindicações dos produtores e acredita que a intervenção na cadeia produtiva leiteira é uma necessidade urgente, pois é necessário garantir a sustentabilidade do setor e a qualidade do leite que chega à mesa dos consumidores.

Algumas medidas que vêm sendo estudadas pelo governo:

  • Taxar o leite importado;
  • Criar linhas de crédito específicas para o setor leiteiro;
  • Investir em pesquisa e desenvolvimento;
  • Promover a qualificação dos produtores;
  • Fortalecer as cooperativas.

A Cooperoeste está comprometida com o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira e continuará trabalhando para defender os interesses dos produtores.

Mas e você? Acredita que essa é a melhor solução para esta crise? Vem sentido o peso dela no seu dia a dia? 

Deixe sua opinião nos comentários. 

Fonte: https://globorural.globo.com/pecuaria/leite/noticia/2024/04/produtores-de-leite-do-rs-pedem-intervencao-para-frear-crise.ghtml

Compartilhe:

Últimos posts