Um alerta para a saúde bovina durante o verão: conheça e se previna das principais doenças

O aumento nas temperaturas e as mudanças climáticas típicas dessa época do ano podem acarretar diversos novos desafios para os produtores rurais, especialmente os pecuaristas. O calor em excesso não impacta apenas os humanos de maneira direta como também pode prejudicar e muito a saúde dos animais. Para se preparar e poder prevenir esses desafios, vamos falar um pouco sobre as doenças mais comuns dessa época e o que você pode fazer para evitá-las. 

1. Insolação ou golpe de calor: as temperaturas altas podem fazer os animais terem insolação que também pode ser conhecida como “golpe de calor”. Os principais sintomas são respiração rápida e ofegante, salivação excessiva e fraqueza. A prevenção pode ser feita garantindo que os animais tenham acesso livre e constante a água fresca e sombras adequadas.

2. Carrapatos: o aumento de temperatura também impulsiona a proliferação de carrapatos. Apesar de pequenos eles podem transmitir doenças perigosas, como a febre maculosa e a melhor maneira de manter seus bovinos saudáveis é sempre vaciná-los e garantir uma alimentação nutritiva e adequada para a idade do seu animal. 

3. Doenças respiratórias: assim como acontece com os humanos, as mudanças bruscas de temperatura durante o verão contribuem para que os bovinos tenham mais doenças respiratórias, como no caso da pneumonia bovina. Certifique-se de ter o suporte necessário para monitorar e gerenciar os sinais nos seus animais. 

4. Botulismo: o calor também ajuda na proliferação das bactérias que causam o botulismo. Essa doença é causada pela ingestão de água contaminada ou alimentos estragados que podem resultar em um tipo de envenenamento. Para evitar essa doença, é recomendado que você tenha muita atenção à forma como armazena os alimentos dos seus bovinos e se a fonte de água deles está limpa de maneira adequada. 

5. Desidratação: a desidratação é um problema bastante frequente no verão. Os bovinos podem perder líquidos rapidamente devido ao calor e ao suor excessivo, assim como acontece com os humanos. Nesse caso, você também precisa certificar-se de que eles sempre tenham acesso à água fresca e limpa, além das sombras.

6. Pododermatite: também conhecida como “pé de casco”, essa doença pode se tornar um problema grave quando os bovinos ficam em áreas lamacentas durante o verão. Mantenha os currais e áreas de descanso nas quais eles possuem acesso sempre secos e limpos.

A prevenção é a chave para manter o gado saudável nessa época do ano devido ao calor. Além das medidas mencionadas acima, é essencial estabelecer um programa de vacinação regular e garantir que os animais estejam com as melhores opções de nutrição em cada etapa das suas vidas. Consultar um veterinário é fundamental para identificar e tratar qualquer doença assim que possível, aumentando as chances de controle e cura dos seus animais. 

Se você deseja saber mais sobre o cuidado de bovinos e outros tópicos relacionados à agricultura e pecuária, explore outros artigos em nosso blog. Estamos aqui para fornecer informações e dicas valiosas para garantir que a força do cooperativismo seja motivo de sucesso na sua operação pecuária.

Compartilhe:

Últimos posts