Como você já sabe, o cooperativismo é um modelo de negócios caracterizado pela colaboração entre pessoas de interesses em comum, e regido por determinados princípios. Hoje vamos falar sobre os princípios que norteiam essa grande cooperação. Confira:
- Adesão voluntária e livre
Qualquer pessoa interessada em participar de uma cooperativa é sempre bem-vinda, desde que esteja alinhada ao objetivo econômico da instituição e disposta a assumir responsabilidades.
- Gestão democrática
Isso significa que o controle de uma cooperativa é exercido por todos os seus membros de forma igual. Todos os cooperados podem participar ativamente da formulação de políticas e da tomada de decisões.
- Participação econômica dos membros
Da mesma forma, os cooperados também devem contribuir com o capital da organização. Esse montante se torna propriedade comum da cooperativa, para aquisição de equipamentos, custeio das atividades e etc.
- Autonomia e independência
As cooperativas podem firmar acordos com outras organizações públicas ou privadas, mas o controle sobre as ações e decisões deve continuar nas mãos dos membros.
- Educação, formação e informação
Uma das funções do cooperativismo também é atuar no desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Por isso, é comum que as cooperativas ofereçam palestras, cursos técnicos e workshops para a capacitação dos cooperados e comunidade.
- Intercooperação
As cooperativas regionais e nacionais podem colaborar entre si, o que importa é agir em prol do bem comum.
- Compromisso com a comunidade
As cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável das suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos membros. Desta forma, elas assumem um papel de responsabilidade social junto às comunidades.
Fonte: Univali.