O cooperativismo surgiu em 1844 e se tornou uma importante forma de associação que propõe diversas formas de trabalho associado como meio de alcançar objetivos comuns. Atualmente, em todo o mundo, este modelo de negócio é a fonte de renda de mais de um bilhão de pessoas em todas as frentes. Mas você já pensou nos impactos que o cooperativismo traz à sociedade?
As cooperativas, acima de tudo, se baseiam em ética, valores e princípios para reinvestir em suas comunidades, se preocupando com o bem-estar das pessoas e da sociedade como um todo. Atualmente, no mundo todo, existem cerca de 3 milhões de cooperativas que empregam mais de 280 milhões de pessoas.
Como funciona uma cooperativa?
Uma cooperativa funciona por meio da cooperação entre as pessoas que estão inseridas – os chamados associados. O foco principal não está no lucro, mas sim no bem-estar de todos os integrantes. É desta forma que os associados das cooperativas se reúnem de maneira voluntária para decidir em conjunto sobre suas atividades e guiar o rumo da organização de forma democrática.
Quais os impactos das cooperativas na sociedade?
Um dos principais impactos do cooperativismo na sociedade tem relação à geração de empregos. Os salários junto com a horizontalidade das funções dentro das cooperativas mostram a importância do cooperativismo no meio. Além disso, diferente das empresas do setor privado, as responsabilidades e os lucros são divididos igualmente entre todos, sempre investindo parte dos ganhos em melhorias para a organização – e é por isso que o cooperativismo tem um importante papel no desenvolvimento econômico local, gerando empregos e combatendo a exclusão social.
O cooperativismo também se destaca quando o assunto é incentivo à educação, já que as cooperativas promovem cursos e outros eventos para potencializar o aprendizado de seus cooperados, investindo na evolução profissional e pessoal de todos. Além disso, também são um grande exemplo de solidariedade, participação democrática, responsabilidades compartilhadas, ajuda mútua e coordenação horizontal.
E aí, deu para entender um pouco mais sobre o impacto das cooperativas em nossa sociedade?