Como se sabe, a produção leiteira desempenha um importante papel econômico, social e nutricional no Brasil. O leite está entre os seis produtos mais importantes do ramo, além de ser uma das atividades que mais gera empregos no país. Isso acontece porque o leite é um alimento completo que fornece cálcio, é rico em proteína e contém inúmeros nutrientes que contribuem para a redução de diversas doenças.
É por isso que a produção leiteira está presente em todos os municípios brasileiros, e é a partir do leite que são produzidos uma série de derivados, como o queijo, a manteiga, o requeijão e o iogurte. O Brasil, atualmente, é o sexto maior produtor de leite do mundo, que deixa a sua importância à frente de produtos tradicionais como café e arroz.
Desta forma, o agronegócio do leite e seus derivados desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população brasileira. O país tem, hoje, acima de um milhão e cem mil propriedades que exploram leite, ocupando diretamente 3,6 milhões de pessoas.
Sobre a utilização, estima-se que cerca de um terço do leite produzido no Brasil é empregado como ingrediente básico para outros produtos, não apenas na indústria alimentícia, mas também em cosméticos, medicamentos e artigos de higiene pessoal.
E é por isso que o leite é um dos alimentos mais importantes para a economia brasileira, já que movimenta a união de muitas famílias que trabalham com o produto para garantir a qualidade de vida.