Dicas e cuidados com vacas gestantes

vacas gestantes

Você sabia que, com os cuidados adequados, a vaca gestante ganha vigor para que o parto ocorra bem e o bezerro nasça saudável? É por isso que separamos dicas super importantes para que você mantenha os cuidados essenciais com o animal, criando condições favoráveis ao bom desenvolvimento do feto. 

Do sétimo ao nono mês de gestação, o feto já está bem desenvolvido e absorve cada vez mais nutrientes da mãe. Com isso, as exigências nutricionais da vaca aumentam de forma significativa, e é fundamental fornecer uma dieta balanceada, rica em proteína e energia. Confira algumas dicas: 

  1. Prepare-se para o período de estiagem e viabilize a oferta de forrageiras às vacas prenhes mesmo na seca. Por isso, o bom manejo da pastagem é fundamental. 
  2. Encaminhe sua vaca gestante ao piquete-maternindade para que ela seja devidamente nutrida – evitando eventuais abortos, bezerros fracos e problemas durante o parto. Faça isso cerca de 30 dias antes do parto. 
  3. O pasto-maternidade deve apresentar cobertura vegetal e drenagem adequadas. No local, cuide para ter uma área sombreada com área de cocho apropriada, e baixa taxa de lotação. 
  4. O piquete-maternidade deve ter passado por vazio sanitário e permanecer limpo para evitar a contaminação, em especial ao bezerro. 

E aí, como estão os cuidados com as vacas gestantes na sua propriedade? 

Fonte: Cursos CPT.

Compartilhe:

Últimos posts