Sucessão familiar no campo: o futuro da agricultura familiar

Um momento delicado que chega para muitas famílias no meio rural, a sucessão familiar consiste em passar a administração da propriedade dos pais para os filhos, perpetuando a agricultura familiar, atividade tão valiosa para a Cooperoeste e para o nosso país, movimentando a economia e produzindo alimentos nutritivos e presentes na mesa dos brasileiros. 

 

Cenários atuais

Este cenário tem se transformado nos dias atuais. Se antes, muitos jovens ansiavam por sair do campo e aspiravam outras carreiras nas cidades, hoje, permanecer na propriedade tem se tornado uma alternativa rentável, sem esquecer que muitos sonham em trabalhar com a produção de alimentos e toda a importância que a atividade no campo representa, posteriormente para as indústrias e também para os lares brasileiros. 

 

Diálogo, suporte e estratégia

Para o processo ser sólido, claro e organizado é necessário muito diálogo entre pais e filhos, compreendendo as diferenças entre as gerações e como isso pode ser até benéfico, como por exemplo, a tendência dos jovens (filhos) levarem mais tecnologia e inovação para a propriedade para otimizar processos ou solucionar problemas.

 

Passos para um processo de sucessão familiar mais tranquilo 

– É necessário flexibilidade para que cada membro da família se sinta parte do negócio, contribuindo com suas habilidades. 

– Os membros da família não precisam executar tarefas da propriedade, podem também por exemplo, auxiliar com o marketing do local e produtos, aspectos estratégicos, financeiros e administrativos. 

– Acreditar no propósito e ter paixão pelo trabalho no campo. 

O futuro da agricultura familiar

A sucessão familiar não é apenas a continuidade de um negócio, mas a preservação de um legado. Com planejamento, diálogo e inovação, as novas gerações podem fortalecer a produção no campo, mantendo viva a essência da agricultura familiar. A Cooperoeste acredita no potencial dos produtores e segue apoiando esse processo, para que as propriedades rurais continuem produtivas, sustentáveis e prósperas, garantindo alimento de qualidade para todos.

Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosCoperacao/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-sucessao-familiar-no-agronegocio,9417446491905810VgnVCM100000d701210aRCRD 

Compartilhe:

Últimos posts