Comitiva da Cooperoeste viaja à Europa

Grupo visitará três países em busca de alternativas inovadoras e que estimulem a sucessão familiar no campo

O presidente da Cooperoeste, Sebastião Vilanova, o vice Ademir Wiezorek, e o gerente de produção da indústria de leite UHT, Vagner Paláver, integram uma comitiva que chegou à Holanda na segunda-feira. Eles também visitarão a Alemanha e a França. O roteiro inclui fazendas, cooperativas de produção agroecológica, propriedades modelo em sustentabilidade, institutos e universidades. A busca é por alternativas inovadoras, projetos referência em energia solar e biodigestores, e ações que incentivem a sucessão familiar nas propriedades produtoras de leite.  

As primeiras horas do grupo na Europa foram de frio intenso, neve, e boas impressões. “Estivemos numa fazenda que produz o leite e no mesmo prédio já faz o queijo, iogurtes e a manteiga. E o melhor, tem uma cooperativa de consumidores na outra ponta já esperando por estes produtos. São pequenos restaurantes e padarias que garantem o consumo do que sai da fazenda por um preço justo. O segredo dessa parceria está na forma com que os animais são tratados e na qualidade do produto”, destaca Sebastião Vilanova.

Os representantes da Cooperoeste também se reuniram com um grupo de professores na universidade de Wageningen e conheceram uma rede regional de produtores e consumidores que organiza o acesso a alimentos saudáveis.

Janneke Bruil é conselheira de política alimentar no município. Ela conta que os agricultores do grupo usam apenas fertilizantes naturais e vendem tudo o que produzem abastecendo pequenas fábricas de queijo, pães, cerveja e vinho, e alguns moradores cadastrados. A rede tornou o grupo mais autônomo, já que o alimento sai do campo direto para estes consumidores, sem ter que passar pelos supermercados.

Nesta quarta (18), o dia começou com a visita a uma feira local de produtos naturais. Ainda hoje, a comitiva segue para a Alemanha. O roteiro engloba visita a cooperativas e associações de produção de queijos, e um projeto referência na combinação agricultura e geração de energia renovável.

“Avançamos e muito na produção e qualidade do que a gente faz no oeste catarinense, mas sempre há espaço para melhorar, inovar. Essa visita aqui pela Europa é um estímulo a olharmos nossa realidade de maneira diferente e valorizar oportunidades que muitas vezes ignoramos por desconhecer outros modelos. Gostamos muito do que vimos até agora e ainda tem muita novidade pela frente até chegar à França”, destaca Sebastião.

Compartilhe:

Últimos posts